Símbolos

O Brasão de Armas e a Bandeira Municipal do município de Estrela do Norte – São Paulo, foram instituídos através da Lei nº 11.774, do dia 2 (dois) de Junho de 1973, na administração do então Prefeito Anselmo Menossi.


O Brasão de Armas de Estrela do Norte idealizado pelo Dr. Lauro Ribeiro Escobar, do conselho Estadual de Honrarias e Mérito, assim se descreve: escudo ibérico de goles, com dois dragões batalhantes, encimados de uma estrela de cinco pontas, tudo de prata. O escudo é encimado de coroa mural de prata, de oito torres, suas portas abertas de sable e tem como suportes, à dextra, um ramo de algodoeiro e a sinistra um ramo de feijoeiro, ambos folhados e produzindo ao natural. Listel de goles, com o topônimo “ESTRELA DO NORTE” em letras de prata.

O Brasão de Armas tem a seguinte interpretação:

image313

I – O escudo ibérico era usado em Portugal à época do descobrimento do Brasil e sua adoção evoca os primeiros colonizadores e desbravadores da nossa Pátria.

II – A cor goles (vermelho), tem o significado heráldico de audácia, coragem, valor, galhardia, intrepidez, nobreza conspícua, generosidade e honra, qualidades dos primitivos desbravadores da região, que enfrentaram indomitamente as dificuldades opostas pelo sertão bravio, para legar à descendência do próspero município.

III – Os dragões batalhantes (de frente um para o outro, em posição agressiva), constituem referência à antiga denominação do povoado – Patrimônio de Dragão. É ainda o dragão emblema heráldico de vigilância, custódia, prudência, fidelidade e verdadeira sabedoria, aludindo à posição do municípío de Estrela do Norte, nas proximidades da fronteira e sua qualidade de guardião das tradições paulistas.

IV – A estrela é símbolo de luz nas trevas da noite, guia seguro, luminoso futuro, aspiração a coisas superiores e a ações sublimes, afirmação de certeza dos munícipes em futuro esplendoroso, por seu diuturno trabalho e sob orientação firme dos administradores. É também peça parlante, pois diz o nome do município.

V – O metal prata representa felicidade, pureza, verdade, franqueza, integridade, equidade, formosura, e temperança, a indicar harmonia reinante no município e as virtudes de seu povo.

VI – A coroa mural é o símbolo da emancipação política e, de prata, com oito torres, das quais apenas cinco estão aparentes, constitui a reservada às cidades. As portas abertas de sable (preto), proclamam o caráter hospitaleiro do povo de Estrela do Norte.

VII – Os ramos de algodoeiro e feijoeiro, atestam a fertilidade das terras generosas de Estrela do Norte, de que há importantes produtos e indicam a agricultura como o fator básico da economia do município.

VIII – No listel, o topônimo “ESTRELA DO NORTE” identifica o município.