Divisão de Saúde e Saneamento recebe visita do Grupo de Vigilância Epidemiológica regional

Publicado em: 07/11/2023 09:24

Divisão de Saúde e Saneamento recebe visita técnica do Grupo de Vigilância Epidemiológica regional

Foto: Divisão de Saúde e Saneamento

A Divisão de Saúde e Saneamento recebeu no dia 6/10 as interlocutoras do Grupo de Vigilância Epidemiológica da região de Presidente Prudente (GVE XXI), Ivone Caires e Érica Velasco, para uma visita técnica. Na ocasião, a equipe da UBS recebeu orientações a respeito da sala de vacinas e sobre a rede de frios do município.

A sala de vacinas

A sala de vacinas do município, instalada na UBS, atende 100% da população e conta com cinco funcionárias – quatro vacinadoras e um digitadora.

Para atender à demanda, cinco câmaras conservadoras para armazenamento de insumos e um gerador de energia, adquirido em 2021, dão total suporte em caso de queda de energia evitando, assim, a perda dos imunobiológicos.

Funciona de segunda a sexta-feira (exceto aos feriados), das 7h às 17h. No entanto, como certos insumos precisam de preparo com antecedência, recomenda-se à população a comparecer, quando necessário, das 7h30 às 16h30.

Vacinação no município

A equipe da Saúde trabalha constantemente para que a cobertura vacinal alcance os metas ideais. Para que isso ocorra, diferentes estratégias são desenvolvidas durante todo o ano.

No decorrer do mês de outubro, por exemplo, a Divisão de Saúde e Saneamento promoveu a campanha de multivacinação no município para atualização da caderneta de vacinação. O público-alvo da campanha foram os menores de 15 anos, com ações nas escolas das redes municipal e estadual, e na Unidade Básica de Saúde. No dia 7, a UBS também realizou o Dia D, com brinquedos para as crianças e adolescentes que compareceram. Foram 493 carteiras atualizadas.

Como incentivo àqueles que aderiram à iniciativa, houve sorteio de brindes entre os alunos de cada escola, além de um sorteio com todos os participantes no dia 30, quando a campanha foi finalizada. Veja os ganhadores:

Indicadores

Todo o arquivo de vacinação da Unidade Básica de Saúde do município está sendo digitalizado, o que facilitará o acesso às informações de forma mais rápida, além de evitar a perda de dados.

A equipe da UBS acompanha periodicamente os dados nos sistemas dos governos federal e estadual com o objetivo de melhorar os indicadores e atingir melhores resultados. Na avaliação do 2º semestre do programa Previne Brasil, por exemplo, o município atingiu 100% no indicador referente à vacinação, resultado de todo um trabalho em equipe.

No entanto, apesar de todo o esforço realizado pela Divisão de Saúde e Saneamento do município para que os índices de vacinação do município sejam melhorados a cada ano, é preciso que todos verifiquem suas cadernetas de vacinação, assim como a de seus filhos, e fiquem atentos às campanhas.

Vacinas salvam vidas!