COVID - 19 - CORONAVÍRUS

Publicado em: 18/03/2020 18:35

O PREFEITO MUNICIPAL DE ESTRELA DO NORTE NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES ALERTA:

INFORMATIVO SOBRE O COVID - 19 (NOVO CORONAVÍRUS)

A Administração Municipal de Estrela do Norte alerta a população estrelense sobre a Pandemia do Coronavírus que apesar de ainda não ter um número elevado de casos no Brasil, é momento de conscientização de todos do quanto é séria a situação e acatarmos a importância das medidas de prevenção para evitarmos uma catástrofe, a exemplo do que tem ocorrido na Itália caso haja uma contaminação em massa do vírus em nosso país.

A Organização Mundial de Saúde estabelece como principal medida de contenção da pandemia, o isolamento social, considerando que o vírus é transmitido principalmente através do contato de pessoas com pessoas ou locais contaminados.

Sendo assim, o Prefeito Municipal alerta para que a população estrelense proteja-se permanecendo em suas residências, saindo somente quando estritamente necessário, evitando locais com aglomerações de pessoas, adotando as devidas práticas de higiene ao retornarem às suas casas.

As escolas municipais, o CRAS, CCI, Projeto Crescer foram fechadas como medidas de prevenção, bem como afastou das atividades nos respectivos locais de trabalho os funcionários com mais de 60 anos de idade. O Paço Municipal está em funcionamento interno, atendendo apenas ao público em caso de urgência, conforme Decretos Municipais nº 2.359/04/13 de 16/03/2020 e 2.360/04/13 de 18/04/2020 . O Centro de Saúde estará atendendo normalmente, de acordo com o Decreto 64.864 de 16/03/2020 do Governo de São Paulo.

O Novo Coronavírus, segundo informações da classe médica ataca os pulmões de maneira muito rápida, exigindo que a pessoa afetada necessite ficar entubada.

Uma vez que o número de pessoas infectadas seja elevado o nosso sistema de saúde não comportará tamanha demanda, tornando-se insuficiente para evitar um alto número de óbitos. Daí, a fundamental importância da conscientização de cada um de nós em fazermos a nossa parte a fim de evitarmos a superlotação das unidades de saúde – hospitais - até que consigamos eliminar o risco de tão grave pandemia e encontremos o meio eficaz de combatermos o vírus.

É necessário que haja a preocupação não somente consigo mesmo, pois uma pessoa contaminada não só corre risco de vida como também coloca milhares de pessoas também em risco.

Hoje, ficar em casa é um ato de amor a você e ao próximo!