Troca de óleo

Publicado em: 02/03/2021 09:44

Troque o óleo de cozinha usado por óleo novo

Foto: arquivo

Ao ser descartado na pia de cozinha e em vasos sanitários, o óleo de cozinha se aloja nas paredes da tubulação da rede de esgoto, impermeabiliza a terra evitando a renovação dos lençóis freáticos e, em contato direto com a água, forma uma camada impedindo a oxigenação do meio aquático, ameaçando sua fauna e flora, como explica Aline Leonardo, engenheira ambiental da Prefeitura de Estrela do Norte.

Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), cada 1 litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água.

Pensando nisso, a prefeitura está recolhendo óleo usado com a finalidade de impedir o descarte irregular no meio ambiente.  Você pode trocar cada 5 litros de óleo usado, por uma garrafa com 900ml de óleo novo. Recomendações:

•    Deve estar em garrafa pet de dois litros, verde ou branca;
•    Não pode estar misturado à água;
•    Não pode conter restos de fritura ou comida;
•    Deve estar peneirado, preferencialmente.

A troca pode ser feita na casa da agricultura, das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira.