Coleta seletiva

 

Publicado em: 07/06/2021 12:12

Whatsapp

 

O que é a coleta seletiva?

Foto: Jcomp

A coleta seletiva traz inúmeros benefícios: diminui a exploração dos recursos naturais e a poluição ambiental, melhora a limpeza das cidades, aumenta a vida útil dos aterros sanitários, permite a reciclagem dos materiais, reduz o consumo de água e energia, necessários para a fabricação de novos produtos, gera empregos e promove a conscientização ambiental da população.


De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Brasil, 2010), coleta seletiva é a “coleta de resíduos sólidos previamente segregados conforme sua constituição ou composição”, ou seja, para reciclar de maneira adequada o que é produzido e coletado em sua casa, é necessário que papel, plástico, metal e vidro sejam separados.


Até o momento, a população estrelense contribuiu com a coleta de mais de 10 toneladas de material reciclável, que foi vendido e teve a renda destinada à Associação de Catadores de Material Reciclável de Estrela do Norte (Acaren). Com isso, muitos recursos naturais foram poupados, porém, ainda é muito importante que todos colaborem para que esse número aumente.

M.R.: Material reciclável


Em Estrela do Norte a coleta seletiva é realizada todas as terças-feiras. Por isso, quem ainda não retirou seu bag para separar o material reciclável em casa, pode passar na Casa da Agricultura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, para retirá-lo.