UBS de Estrela do Norte disponibiliza coletor para descarte de medicamentos

 

Publicado em: 15/06/2021 11:20

Whatsapp

 

UBS disponibiliza coletor para descarte correto de medicamentos vencidos

 

Foto: UBS/Estrela do Norte

O avanço da ciência na área da saúde e as pesquisas de novos tratamentos trouxeram muitos benefícios à população, o que aumentou consideravelmente a fabricação de novos medicamentos, sua disponibilidade para o consumo e o seu descarte no meio ambiente.


De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), 30 mil toneladas de medicamentos são desperdiçadas pelos consumidores no país por ano. E o descarte incorreto de medicações contamina o solo, a água, os alimentos e causa intoxicação de animais e de pessoas.

 
A engenheira ambiental da Prefeitura de Estrela do Norte, Aline Leonardo, alerta que dados da literatura específica mostram que o descarte de antibióticos nos rios está levando ao aparecimento de bactérias resistentes capazes de infectar o homem. 


Há também o registro de efeminação de peixes, causada pela liberação de hormônios, e aumento da mortalidade e deformidade em uma determinada espécie de micro crustáceo.


Segundo pesquisa realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 2018, cada 1 quilo de medicamento descartado incorretamente pode contaminar 450 mil litros de água.


Pensando nisso, a Divisão de Saúde e o Meio Ambiente fizeram uma parceria, e desenvolveram um projeto de conscientização sobre o descarte correto de medicamentos. Na Unidade Básica de Saúde foi disponibilizado um totem para que a população faça o descarte de medicamentos que estão fora do prazo de validade e em desuso, para assim, dar uma destinação adequada a eles.


A coleta dos medicamentos descartados no totem será feita por uma empresa especializada que dará destino e tratamento adequado a esses resíduos.


As embalagens de papel e as bulas não têm contato direto com os resíduos químicos e, portanto, não são tóxicas para o meio ambiente, podendo ser descartadas na coleta seletiva com outros materiais recicláveis.

Se você tem algum medicamento vencido ou que não usa mais na sua casa, leve até a Unidade Básica de Saúde do município, e faça o descarte consciente. Cuidar do meio ambiente e preservar nossos recursos naturais é responsabilidade de todos.