Agosto Lilás: mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher 

 

Publicado em: 24/08/2021 13:07

Whatsapp

 

Agosto Lilás: mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher 

 

Por Ana Guanaes*

Foto: UBS/Estrela do Norte

Agosto Lilás é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a necessidade do fim da violência contra a mulher.


Você sabe o que é violência doméstica?


Violência Doméstica é “qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial”.


E você sabe quais são os tipos de violência doméstica?


Quando pensamos em violência, primeiramente pensamos na violência física, mas existem outros tipos de violência: violência psicológica, violência moral, violência sexual e violência patrimonial.


Dados do Ligue 180 mostram que, além da física, a violência psicológica é uma das mais frequentes. Mesmo quando não há a agressão propriamente dita, as ameaças já caracterizam crime (art. 147, Código Penal).


A violência psicológica, que também pode ser chamada de “agressão emocional” aquela que apresenta condutas que causem danos emocionais em geral ou atitudes que tenham objetivo de limitar ou controlar suas ações e comportamentos, através de ameaças, constrangimentos, humilhações, chantagens e outras ações que lhes causem prejuízos à saúde psicológica. Trata-se de uma forma de violência de difícil identificação, pois o dano não é físico ou material. Muitas vítimas não se dão conta de que estão sofrendo danos emocionais. 


Durante a pandemia do novo coronavírus, por conta das restrições impostas, isolada dentro de casa e, na maioria das vezes, tendo de conviver com o agressor, um número crescente de brasileiras está sendo vítima de abuso doméstico na quarentena. Nesse tipo de abuso, a violência psicológica tende a deixar marcas difíceis de se encontrar e de cura.


Também nesses casos, as mulheres podem procurar o atendimento telefônico para realizar as denúncias ou buscar informações acerca dos seus direitos e da legislação aplicável.


A Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, surgiu da necessidade de inibir os casos de violência doméstica no Brasil e nesse ano de 2021, está celebrando 15 anos.


Ao contrário do que é dito, em briga de marido e mulher se mete a colher sim, sendo de responsabilidade de cada um denunciar a violência doméstica e também orientar a mulher que enfrenta essa violência, a procurar seus diretos.


É preciso falar sobre isso e conscientizar toda a sociedade de que viver sem violência é um direito de todas as mulheres.

 

*Ana Guanaes é psicóloga da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Estrela do Norte.

 

A UBS realizou, durante o mês de agosto, um trabalho de conscientização com entrega de panfletos informativos e diálogos explicativos com a psicóloga e a assistente social da Unidade.