Coleta seletiva no município está próxima de recorde

 

Publicado em: 31/08/2021 15:05

Whatsapp

 

Coleta seletiva no município está próxima de recorde

 

Foto: Freepick

A geração de resíduos sólidos urbanos no Brasil é de 79 milhões de toneladas por ano, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Se descartado de forma adequada, o lixo é enviado para aterros sanitários. Entretanto, quando isso não acontece, tudo é descartado em lixões a céu aberto, causando poluição ambiental e proliferação de doenças. 


Nesse contexto, a reciclagem aparece como possibilidade real para uma rotina sustentável, onde os resíduos são reaproveitados ao máximo. Pensando nisso, Estrela do Norte faz parte dos 1496 municípios da região Sudeste que faz a coleta seletiva. 


A cidade está cada vez mais próxima de superar o que foi coletado em 2020: até o mês de agosto deste ano, foram mais de 2,5t (duas toneladas e meia) de materiais comercializados, totalizando mais de 16,7t (dezesseis toneladas e setecentos quilos). Todo o lucro é destinado à Associação de Catadores de Material Reciclável de Estrela do Norte (Acaren).


Lembrando que esses números podem melhorar se você continuar separando o seu lixo para que os coletores da Acaren recolham. O recolhimento acontece às terças-feiras.

Se você ainda não retirou seu bag para acondicionar seu reciclável, passe na Casa da Agricultura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 e das 13 às 17h, e pegue o seu.

 

Confira o gráfico:


*Com informações de Aline Leonardo, engenheira ambiental da Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Estrela do Norte.