Município realiza campanha de mobilização para prevenção às arboviroses

 

Publicado em: 08/11/2021 14:21

Whatsapp

 

Município realiza campanha de mobilização para prevenção às Arboviroses

 

De 8 a 12 de novembro, o estado de São Paulo realiza uma campanha de mobilização para prevenção das arboviroses (dengue, zika e chinkugunya), com foco na redução da infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças.

Durante todo o ano, o município promoveu ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti: foram quatro arrastões, visitas nas casas, panfletagens em prédios públicos e comércio, vistorias em pontos estratégicos (terrenos baldios, prédios abandonados, cemitério, borracharias), pareceria com o setor de Meio Ambiente para descarte de pneus e parcerias com escolas. Além disso, 62 notificações para limpeza de quintais e terrenos foram entregues.

Como resultado, durante todo o ano, até o momento, foram registrados apenas 16 casos suspeitos de dengue, sendo que todos foram negativos; também não houve nenhum caso de zika e nenhum registro de chikungunya. De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária, enfermeira Amanda Correia, “para que permaneça desta forma é necessário que a população e o setor público, em conjunto, continuem com as ações de prevenção, eliminando possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti”.

Na semana de mobilização, a Divisão de Saúde orienta a população a realizar atividades que possam contribuir com a diminuição da infestação do mosquito e do risco de doenças. Capinar quintais, limpar calhas e caixas d’água e eliminar materiais inservíveis que possam acumular água, são ações essenciais no combate ao mosquito.