Recolhimento de resíduos sólidos no município tem resultado inédito em 2021

Publicado em: 20/12/2021 13:34

Recolhimento de resíduos sólidos no município tem resultado inédito em 2021

Foto: Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente

Em 2021, a Prefeitura de Estrela do Norte e o setor de Meio Ambiente trabalharam incansavelmente para alcançar um objetivo: otimizar a coleta seletiva no município e superar os números já alcançados anteriormente.

Como resultado, tivemos um aumento de 50%: foram quase 26 toneladas de material reciclável recolhidos em 2021, ou seja, aproximadamente 9 toneladas a mais do que a quantidade recolhida em 2020, quando o município coletou 17 toneladas. Confira no gráfico:

De acordo com a engenheira ambiental da Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Aline Leonardo, o aumento se deve às campanhas e ações realizadas, como a distribuição de bags, o trabalhado das catadoras e, principalmente, a colaboração dos munícipes.

Além do recolhimento de material reciclável, o município também trabalhou em outras frentes, para recolher e realizar o descarte consciente de diversos materiais que são extremamente prejudiciais à natureza se dispensados de maneira incorreta.

Dessa forma, foram:

•    272 pneus destinados à Reciclanip* que deixaram de ser enterrados;
•    426 litros de óleo de cozinha que não foram para o esgoto;
•    3 quilos de pilhas e baterias que não vão poluir o solo com metais pesados;
•    5 quilos de remédios vencidos e usados que não vão contaminar o solo.

Para 2022, a meta é aumentar o recolhimento de todos esses materiais, além de inovar com a realização de campanhas para coleta de resíduos eletrônicos e recolhimento de embalagens de agrotóxicos; e firmar parceria com o comércio a fim de implantar pontos fixos para o recolhimento de lâmpadas em desuso.

A Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente agradece ao empenho da população em melhorar os índices de coleta de resíduos sólidos e espera continuar contando com a colaboração de todos em 2022.

Boas festas!

*Reciclanip: entidade cujo objetivo é coletar e destinar de forma ambientalmente adequada os pneus que não podem mais ser usados para rodagem.