Acaren participa de encontro no Inova Prudente

Publicado em: 16/03/2022 10:05

Acaren participa de encontro sobre Projeto de Fomento e Fortalecimento da Economia Solidária

Por: Aline Leonardo*
Edição: Assessoria
Foto: Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente

No último sábado (12), as catadoras da Associação de Catadores de Material Reciclável de Estrela do Norte (Acaren), Maria Lucineide e Luzinete Amancio, e a engenheira ambiental, Aline Leonardo, participaram do Encontro de Associações da Região do Oeste Paulista, no Inova, em Presidente Prudente.

Os encontros têm como objetivo promover e fortalecer a articulação entre os 170 membros participantes do projeto das 34 EES (Empreendimentos Econômicos Solidários) de catadores de materiais recicláveis da Região Administrativa de Presidente Prudente – SP.

Na ocasião, as tratativas se concentraram em torno da segunda meta do projeto – na primeira trataram sobre a elaboração do diagnóstico dos empreendimentos, para entender a realidade e necessidade dos catadores em cada município participante.

A assistente social Paula Fonseca do Nascimento foi a responsável por conduzir as discussões desse primeiro encontro, e seguirá com os próximos, quando serão abordados temas como: a importância do cooperativismo e economia solidária; noções administrativas, financeiras, jurídicas e de liderança; saúde e segurança no trabalho e primeiros socorros; e conceitos de educação ambiental.

Esse projeto foi viabilizado por meio de uma emenda parlamentar da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL) - que é prudentina -, e se encerra em julho deste ano.

A coleta seletiva no nosso município é realizada todas as terças-feiras. A colaboração da população é imprescindível para a preservação do meio ambiente e para a construção de um mundo mais sustentável.

*Aline Leonardo é engenheira ambiental e coordenadora de planejamento e de controle de políticas ambientais da Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, da Prefeitura Municipal de Estrela do Norte - SP.