Plantio de árvores é realizado em comemoração ao aniversário da cidade

Publicado em: 23/03/2022 16:01

Plantio de árvores é realizado em comemoração ao aniversário da cidade e ao Dia da Água

Por: Aline Leonardo*
Edição: Assessoria
Foto: Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Estrela do Norte

Em homenagem aos 57 anos de aniversário de Estrela do Norte (21) e o Dia da Mundial da Água (22), a Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente realizou ontem, o plantio de 57 mudas de espécies nativas em uma área de preservação permanente, localizado no sítio da família Padoim.

A área beneficiada é composta por um córrego que necessita de cobertura vegetal para conter a erosão e proteger o local. Essa cobertura, chamada de mata ciliar, tem como função, entre outras, de contribuir com a quantidade e a qualidade da água disponível, de reter os sedimentos e nutrientes carregados pela chuva – para que permaneçam no solo –, e parte dos poluentes químicos, evitando a poluição das águas.

As espécies escolhidas para o local foram o ipê-rosa, ipê-roxo, ipê-amarelo, aroeira pimenteira, caporopoca, pata de vaca, pitanga, paineira-rosa, cedro, embaúba, jacarandá paulista, cabreúva, capinxigui e ingá.

De acordo com a engenheira ambiental Aline Leonardo, os proprietários compreendem a necessidade de manutenção do local e como esse plantio irá impactar positivamente na qualidade da água, já que o recurso tende a ficar cada vez mais escasso caso não seja preservado de maneira adequada.

O Dia Mundial da Água foi criado em 22 de março de 1992, pelas Organização das Nações Unidas (ONU). A data foi pensada como uma estratégia para dar visibilidade a assuntos relacionados a esse recurso natural e como forma de mostrar à sociedade o quão importante é a sua preservação.

*Aline Leonardo é engenheira ambiental e coordenadora de planejamento e de controle de políticas ambientais da Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, da Prefeitura Municipal de Estrela do Norte - SP.