Divisão de Educação e Cultura realiza diversas ações no mês de abril

Publicado em: 29/04/2022 11:53

Divisão de Educação e Cultura realiza diversas ações no mês de abril

Foto: Divisão de Educação e Cultura

No dia 18/4 a Divisão de Educação e Cultura de Estrela do Norte realizou a etapa municipal da Conferência Nacional de Educação (Conae), que neste ano aborda o tema Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o Futuro da Educação Brasileira.

De acordo com o Portal do MEC, a Conae "é um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da educação nacional" em todas as suas esferas. É por meio da conferência que o Fórum Nacional da Educação (FNE) e o Ministério da Educação (MEC), buscam garantir um espaço democrático de discussão e de preservação da qualidade social da Educação Pública.

Na etapa municipal, os profissionais da Educação, o Conselho Municipal da Educação e a comunidade se reuniram para discutir as Políticas Públicas da Educação no município, com o objetivo de colaborar com o sistema de educação e contribuir com a construção coletiva do Plano Decenal da Educação Nacional para o período de 2024 a 2034.

Formação de professores

Aprofundamento nas Teorias Educacionais Baseadas na Neurociência: esse foi o tema da formação de professores, ocorrida no último dia 19, no Salão Paroquial.

De acordo com Eliana Toso, diretora da Divisão de Educação e Cultura do município, o encontro teve como objetivo o planejamento de ações que possam contribuir com o processo de ensino-aprendizagem e com a recomposição curricular para aliviar a defasagem ampliada na pandemia.

Visita do dirigente regional de ensino

O dirigente regional de ensino de Mirante do Paranapanema, Ênio Magro, também esteve presente no município no dia 20/4, para a entrega de um notebook à Associação de Pais e Mestres (APM) da Emef Antonio Padoim. A ação é uma parceria entre a Divisão de Educação e Cultura e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que visa contribuir com o trabalho pedagógico da escola municipal.

Parceria com o Sebrae e estudo do Estatuto do Magistério

O estudo e a discussão do Estatuto Municipal do Magistério também foi realizado pelos professores com o objetivo de otimizar a qualidade do ensino por meio da cooperação, valorização e do envolvimento de todos os profissionais.

Na mesma ocasião, os professores participaram de uma reunião com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para discutir sobre as habilidades socioemocionais. A ação é uma parceria com a Divisão de Educação e Cultura e tem o intuito de contribuir com o planejamento de atividades que contribuam com o desenvolvimento da inteligência emocional nos alunos.