Estrela do Norte participa da Opoe 2022

Publicado em: 25/05/2022 15:33

Estrela do Norte participa da Opoe 2022

Fotos: Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente

Estrela do Norte participou na segunda-feira (24) da Oficina Preparatória – Operação de Estiagem 2022 (Opoe), que reuniu participantes de 38 municípios da região administrativa de Presidente Prudente, na cidade de Osvaldo Cruz. A engenheira ambiental e coordenadora de Defesa Civil em Estrela do Norte, Aline Leonardo, o engenheiro civil Eder Menossi e o gari Everton Luiz, acompanharam as atividades que ocorreram durante o dia.

O objetivo da oficina é preparar os coordenadores e membros das Defesas Civis para o período de seca e estiagem que os municípios enfrentarão nos próximos meses, visto que a probabilidade de fogo em mato aumenta durante o inverno.

O coordenador regional da Defesa Civil de Presidente Prudente, capitão Papoti, abordou temas como ajuda humanitária e retirada do kit Opoe, Sidec – Sistema Integrado de Defesa Civil para registro de ocorrências no município, acesso ao site da Escola de Defesa Civil e seus cursos de formação.

O coordenador adjunto de Defesa Civil Municipal de Osvaldo Cruz, Alessando Aparecido Romano, falou sobre a Rede Estadual de Emergência de Radioamadores de São Paulo (REER – SP).

Membros dos municípios participantes também acompanharam as cinco bases que compõem a prática, o uso do kit recebido recentemente pelo estado de São Paulo, assim como uso de abafadores, uso da bomba costal, uso de tanque de alta pressão e, por último, uma demonstração sobre os cuidados necessários durante o combate a incêndios florestais.

Para Aline Leonardo, foi um dia de aprendizado que acrescenta muito no cuidado à população estrelense.