Quantidade de material reciclável que vai para o lixo ainda é grande
A coleta seletiva é uma ação que contribui para que tenhamos um mundo melhor e para que deixemos um planeta mais saudável e sustentável para as próximas gerações. No entanto, o Brasil está longe de ser um exemplo.
De acordo com dados divulgados em 2022 pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Brasil produz 27,7 milhões de toneladas de resíduos recicláveis ao ano, no entanto, apenas 4% desse total é reciclado.
Esse índice é muito abaixo quando comparado aos países com a mesma faixa de renda e grau de desenvolvimento econômico, como Chile, Argentina, África do Sul e Turquia, que apresentam média de 16% de reciclagem, segundo dados da International Solid Waste Association (ISWA), de acordo com informações da Agência Brasil, veículo estatal do governo federal.
Em relação aos países desenvolvidos, a Alemanha, que está no topo do ranking dos países que mais reciclam no mundo, recicla mais de 60% dos seus resíduos sólidos, seguida pela Coréia do Sul (59%), Áustria (58%), Eslovênia (58%) e Bélgica (55%).
Em Estrela do Norte não é diferente. Segundo a engenheira ambiental Aline Leonardo, uma grande quantidade de material reciclável ainda é descartada no lixo comum. Apesar da coleta seletiva no município ser realizada desde 2014, e os números apresentarem evolução a cada ano, ainda é possível ver um grande volume de materiais como garrafas plásticas, papelão e, até mesmo, latinhas, sendo descartados no transbordo (local de armazenamento do lixo).
Separar o material reciclável é um hábito que precisa ser inserido na rotina das famílias estrelenses. Essa é uma forma de auxiliar na diminuição da poluição, na conservação dos recursos naturais e na geração de renda
A coleta seletiva no município ocorre às terças-feiras, a partir das 11h da manhã.
Lembre-se de retirar o bag para acondicionar seu material reciclável da melhor maneira, na Casa da Agricultura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.