Sucesso do 1º Pedal Solidário de Estrela do Norte pede próxima edição
Trabalho. Equipe. União. São essas algumas das palavras que definem o sucesso do 1º Pedal Solidário de Estrela do Norte, no último domingo (4). Foram 145 inscritos.
Organizado pela Divisão de Esportes, Lazer e Turismo, com apoio da Prefeitura Municipal, o evento foi resultado de uma equipe unida: servidores de diferentes setores da prefeitura colocaram a “mão na massa” para que tudo saísse da melhor maneira possível. E deu certo!
No amanhecer de domingo, às 6h30, os participantes já estavam tomando o café da manhã no Salão Paroquial da Igreja da Matriz. Era apenas o início de um longo dia.
Já na concentração, na praça da Matriz, o colorido das roupas e das bikes despontava no meio de tanta gente diferente. A população chegou aos poucos e logo se misturou aos ciclistas. A diversidade tomou conta do pedal.
A largada estava marcada para as 7h30. Da praça, os participantes seguiram para os percursos:
Pelo caminho, havia os pontos de apoio, com hidratação:
De volta à cidade, o grupo foi recebido pela Banda Marcial, atração especial da programação. Os troféus foram entregues para as seguintes categorias:
A realização do pedal contou com apoiadores, que também são responsáveis pelo sucesso:
A primeira-dama do município, Angela Toso, representou o prefeito municipal e agradeceu os ciclistas e a população presente. Outras autoridades também prestigiaram: vice-prefeito Alberto Martins e a esposa Luzia Oliveira; presidente da Câmara Municipal, Lázaro Toso; e vereadores.
Como era um evento solidário, o pedal arrecadou:
Como representante do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Angela Toso agradece imensamente a contribuição dos ciclistas.
Para fechar o dia, houve um grande sorteio de brindes patrocinado por Gerson Sports.
A equipe organizadora foi brilhante: Ricardo Lescovar, diretor da Divisão de Esportes, Lazer e Turismo; Márcia Vicente, responsável pelo Turismo no município; Leandro Toffolli, coordenador de planejamento da Prefeitura Municipal.
Agradecemos a participação e o prestígio de todos! Que venha o próximo!
História do ciclismo
O ciclismo surgiu na Inglaterra, durante o século XIX., quando nasceram as primeiras grandes provas, como o Liège-Bastogne-Liège, que existe até hoje.
Em 1891, aconteceu a primeira prova de Audax, ou "Randonneurs", entre Paris e Brest (na França), com um percurso total de 1200 Km. Essa é a prova mais tradicional do ciclismo mundial e não tem caráter competitivo. Hoje, para poder participar, o ciclista deve conseguir realizar, num mesmo ano, as provas de 200 km, 300 km, 400 km e 600 Km. Só depois de ganhar o chamado "brevet", poderá realizar os 1200 Km.
O ciclismo estreou nos Jogos Olímpicos na edição de 1896, em Athenas.
Confira a galeria colaborativa de imagens do evento. A atualização será constante: