Ações com estudantes, funcionários e população marcam o Setembro Amarelo
Durante o mês de setembro a Divisão de Saúde e Saneamento promoveu diversas ações em alusão ao Setembro Amarelo – campanha de conscientização à prevenção do suicídio - e à saúde mental.
Panfletos foram entregues na Unidade Básica de Saúde (UBS) e durante as visitas domiciliares nas casas e, o autocuidado e a saúde mental, foram abordados em um momento dedicado aos colaboradores da UBS.
Uma caminhada com a participação dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Dr. Moacyr Teixeira percorreu a cidade, no dia 14, com o objetivo de despertar a atenção da população ao tema. Os estudantes também assistiram à palestra com a psicóloga da Unidade Básica de Saúde, Ana Paula Guanaes.
“Mesmo sendo um assunto envolto em tabus, é necessário falar e entender as pessoas que passam por situações que levam a ideias suicidas. Dessa forma, poderemos ajudá-las e evitaremos o aumento de casos de suicídio. Falar e acolher são formas poderosas de cuidado com o outro”, afirma Ana Paula.
Sobre o Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio surgida nos Estados Unidos, em 1994, com início no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização à Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio - 10 de setembro.
O movimento surgiu após o suicídio do americano Mike Emme, de 17 anos, que tinha um Mustang 68 amarelo. No seu velório, seus pais e amigos distribuíram cartões amarrados em fitas amarelas com frases de apoio a quem estivesse enfrentando problemas emocionais.
Fonte: www.setembroamarelo.org.br
www.guiadoestudanteabril.com.br