Município comemora Dia do Professor com aumento do Ideb

Publicado em: 15/10/2022 11:49

Município comemora Dia do Professor com aumento do Ideb

Por: Eliana Carla Toso Betim, diretora da Divisão de Educação e Cultura de Estrela do Norte

Fotos: Divisão de Educação e Cultura

Começar a escrever uma história de sucesso depende muito dos seus protagonistas. E em tempos difíceis e cheios de desafios, a perseverança e a busca por novas estratégias permeiam o caminho, principalmente na educação.

A Rede Municipal de Educação de Estrela do Norte é composta por três unidades de ensino: duas de educação Infantil – EMEI Benedicta de Oliveira Silva e EMEI Marcos Aparecido Feitosa – e uma de ensino fundamental, anos iniciais – EMEF Antônio Padoim. Ao todo, atende 338 alunos, desenvolvendo um trabalho contínuo no processo de aprendizagem.

Com a Pandemia, pós-pandemia e com recursos limitados, a palavra de ordem foi: persistência!

De uma hora para a outra, professores que nunca tinham gravado conteúdo online estavam à frente das câmeras dos próprios celulares, vencendo os desafios para as aulas chegarem a todos os alunos. Por meio de atividades escritas, videochamadas, visitas domiciliares, plantões nas unidades escolares, insistiram na busca ativa e constante para vencer o tempo.

E alfabetizar crianças de forma remota, com estratégias para um novo processo de ensino da leitura e da escrita, num espaço desconhecido e de difícil acesso, foi o maior desafio.

Foi nesse contexto que os profissionais da educação planejaram o percurso:  com formação continuada, estudo de casos, trocas de experiências, projetos de leitura, escrita, e muito esforço para que a educação não parasse e a chamada “perda de aprendizagem acumulada” não fosse devastadora para nossos alunos.

O  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021 - 6,4 - superou a meta de 6,2 e mostrou a realidade diária de uma equipe que decidiu fazer a diferença com bebês e crianças da primeira infância. Foi planejando e disponibilizando vivências para casa, creche, pré-escola, alfabetização, em um esforço conjunto e compartilhado, que se consolidou um aprendizado com parceria entre as famílias e a Educação.

A Rede Municipal é formada por profissionais capacitados, engajados e comprometidos. Cada um que passou pelas unidades escolares deixou um legado. Cada um que foi chegando tomou posse desta missão: educar, transformar, oportunizar. Uma equipe com o objetivo único de incentivar sonhos e efetivar a educação de qualidade.

Neste mês dedicado a crianças e professores, nossa homenagem e gratidão aos profissionais que tornam a escola um lugar prazeroso e repleto de descobertas, espaço de inclusão, seriedade e amor. A participação ativa dos alunos, o comprometimento da família e a insistência dos professores para tornar real o ensino, mesmo à distância, são os fatores responsáveis pelo sucesso da educação.

Ainda há muitos desafios a serem vencidos, mas é fato que persistir, continuar, inovar e amar a missão de ser professor supera muitos obstáculos. O mais fácil teria sido desistir, fingir e deixar as coisas tomarem um outro rumo. Mas o impacto de continuar foi muito positivo na vida dos estudantes que não deixaram de aprender, descobrir, e ter uma educação integral e significativa no desenvolvimento da educação no país, afinal, fazemos parte desta nação.

Gratidão a cada profissional que acreditou que, fazendo o seu melhor, o resultado seria alcançado.

Veja imagens de algumas atividades realizadas pela Rede Municipal de Educação: