Mesmo com pandemia, Ideb cresce no município

Publicado em: 21/10/2022 13:18

Mesmo com pandemia, Ideb cresce no município

Estrela do Norte tem muito a comemorar: o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), mesmo com a pandemia, subiu.

Ideb é um indicador que mensura a educação básica no país, condutor de políticas públicas em favor da qualidade da educação, e referência para a definição de envio de recursos.

No município, ele saltou de 6,2, em 2019, para 6,4, em 2021. Até este ano, a avaliação era realizada nos anos ímpares. A partir de agora, será anual.

Como é calculado o Ideb

É calculado a partir dos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação; e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Prova Brasil.

Como a Educação atuou para elevar o Ideb

De acordo com a diretora da Divisão de Educação e Cultura de Estrela do Norte, Eliana Carla Toso Betim, uma das estratégias adotadas foi a formação continuada dos professores, que priorizou a formação integral dos alunos, com estudos de casos e desenvolvimento das habilidades socioemocionais dentro da BNCC e Currículo Paulista.

Com os alunos atendidos de acordo com as necessidades individuais de aprendizado, o foco nos conteúdos essenciais mostrou resultados. Dessa forma, as metodologias ativas contribuíram para que projetos fossem desenvolvidos garantindo a participação e autonomia de todos.

Como resultado, o Projeto de Leitura alcançou 100% dos alunos, com empréstimo de livros, leitura de palco, leitura simultânea e incentivo do comportamento leitor pelos professores.

Outro fator determinante foi o reforço de recuperação da aprendizagem de forma pontual para consolidação do processo: a partir da dificuldade mapeada pelo professor, estratégias que atingem a individualidade de cada um são traçadas. O engajamento dos profissionais para que os alunos fossem atendidos durante a pandemia, foi primordial.

A atuação dos gestores, nesse caso, envolve o trabalho em equipe, com suporte aos projetos, atendimentos individuais e acompanhamento pedagógico.

O trabalho continua

Durante a formação de professores, realizada no início da semana, houve comemoração e homenagens. No entanto, cientes da necessidade de um trabalho contínuo para que o sucesso da avaliações não seja interrompido, foi realizada uma reflexão sobre o tema “Prática Pedagógica: o futuro começa agora”.

Na pauta:

• Prática docente no contexto pós-pandemia;
  • O atendimento pedagógico no município: o que mudou e o que precisa mudar.

A formação reuniu a equipe integral da rede municipal de educação:

• Emei Bedicta Oliveira da Silva;
  • Emei Marcos Aparecido Feitosa;
  • Emef Antonio Padoim;
  • Projeto Crescer: parceria com oficinas e trabalhos manuais;
  • Projeto Guri: parceria com ensino de música (coral e violão);
  • Projeto Social: atendimento com reforço e atividades diferenciadas aos alunos das famílias assistidas;
  • Orientador da Univesp: atendimento integral dos alunos.

Novidades para 2023

A partir de 2023, estará dento do Valor Aluno Ano por Resultado (VARR), do Fundeb, que passa a ser o ambiente oficial do MEC.  No novo ambiente, será possível verificar se as redes estão aptas para pleitear parte do repasse de complementação do VAAR.