Visita à propriedade rural marca parceria entre Educação e Meio Ambiente

 

Publicado em: 22/11/2022 23:05

Whatsapp

 

Visita à propriedade rural marca parceria entre as divisões de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e de Educação e Cultura

 

Fotos: Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente

A Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e a Divisão de Educação e Cultura realizaram diversas parcerias em 2022, envolvendo a EMEI Marcos Aparecido Feitosa. Ações em alusão ao Dia do Meio Ambiente, sobre a coleta seletiva, plantio de legumes e mudas de frutas de forma sustentável foram algumas das iniciativas.

Para celebrar a parceria, mais de 70 alunos, acompanhados pelas professoras Elizete Neves Piciula (Pré I B), Ivani de Fatima Bueno Dias (Pré I A), Maiara Aparecida Pereira da Silva (Pré II B), Silvana Viana de Souza Oliveira (Pré II A), e monitoras, visitaram, no dia 18/11, uma propriedade rural no município, onde foram gentilmente recebidos pelos proprietários do local, José Humberto Leonardo e Dulce da Silva, e pelo engenheiro agrônomo Caio Almeida.

Lá, puderam alimentar, interagir e observar os comportamentos de diversos animais em seus habitats. Tinha peixe, pavão, marreco, ganso africano, galinha, galinha-d’angola, cavalo, porco e bezerro. Os alunos do período matutino tiveram a oportunidade de observar a ave silvestre tapicuru (Phimosus infuscatus), também conhecida como socó-preto, socó-do-brejo, galo-do-bico-fino, maçarico-de-cara-pelada ou maçarico-preto. A espécie é inconfundível pela face sem penas e avermelhada, e pelo bico curvo amarelado ou avermelhado, e pode medir entre 50 cm e 54 cm de comprimento.

O passeio foi finalizado com lanches e brincadeiras. Os alunos confeccionaram desenhos temáticos sobre a visita e, em bate-papo com as professoras, relataram a empolgação com a oportunidade de contato com diferentes tipos de aves. A engenheira ambiental Aline Leonardo ressalta a importância da interação das crianças com o ambiente natural e a biodiversidade local.

 

Confira a galeria de imagens: