Município divulga última avaliação da coleta seletiva em 2022

Publicado em: 22/12/2022 13:28

Município divulga última avaliação da coleta seletiva em 2022

Fotos: Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente

A Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente divulga trimestralmente a avaliação da coleta seletiva no município. Neste último trimestre, que compreende os meses de outubro, novembro e dezembro, houve um aumento de 1,5 t na quantidade de material reciclável em comparação ao 3º trimestre (julho, agosto e setembro).

A coordenadora de Planejamento e de Controle de Políticas Ambientais, engenheira ambiental Aline Leonardo, observa que, quando comparados a 2021, os números em 2022 se mantiveram. O destaque deste ano foi a comercialização de 3 t de vidro, que foi comercializado pela primeira vez após ser coletado por dois anos e formar quantidade para venda.

Entre os materiais recolhidos pelo município, o lixo eletrônico e os medicamentos vencidos ocupam as primeiras posições no ranking de quantidade coletada. Veja os números:

• 900 kg de lixo eletrônico;
  • 206 kg de medicamentos vencidos;
  • 315 pneus que não serão focos de dengue;
  • 276 litros de óleo usado;
  • 8 kg de pilhas e baterias.

Aline Leonardo observa que 2022 foi um ano positivo, que demonstrou o engajamento e o envolvimento da população nas campanhas. De acordo com a engenheira, para 2023, a meta é aumentar a quantidade de recolhimento de todos os resíduos, além de inserir outras duas novidades na campanha de coleta do município: o recolhimento de embalagens de agrotóxicos entre os proprietários rurais, e a parceria com o comércio local para a inserção de pontos fixos de recolhimento de lâmpadas em desuso.

A Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente agradece à população pelo empenho em melhorar os índices de coleta de resíduos sólidos no nosso município. Em 2023, esperamos continuar contando com a colaboração e o envolvimento de todos na missão de construir um município e um mundo mais sustentáveis.

Boas Festas!