Setor de agendamento da Divisão de Saúde e Saneamento atua para zerar filas

Publicado em: 22/12/2022 17:33

Setor de agendamento da Divisão de Saúde e Saneamento atua para zerar filas

Fotos: UBS

Uma das principais prioridades da gestão em Saúde era desafogar a extensa lista de espera de exames laboratoriais represados, e de exames de média e alta complexidade agendados conforme pactuação. Para que isso fosse possível, a atuação da equipe de agendamento no desenvolvimento de ações específicas com foco na fila zero, foi essencial.

Ao longo desses últimos 24 meses, por exemplo, foi desenvolvida uma força tarefa para a realização de exames laboratoriais e, como resultado, a fila de espera para esses exames está zerada desde março de 2021. Neste ano, o município firmou parceria com o Hospital de Amor (Unidade de Andradina-MS), possibilitando a realização de 93 mamografias e exames preventivos da mulher por meio do consultório móvel. Além disso, outras 45 mamografias agendadas pelo sistema Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) foram realizadas, totalizando 138 exames, zerando, também, a demanda para mamografias

Exames e consultas de média e alta complexidade pactuadas em parceria do estado com o município, e adiadas em decorrência da pandemia de Covid-19, passaram a ser normalizadas neste ano. Para isso, houve aumento da demanda e revisão dos agendamentos pelo setor. Hoje, a maior demanda é para a especialidade de oftalmologia.

Há, também, uma atenção especial por parte do setor às pessoas com diagnóstico e suspeita de câncer, para que o agendamento no sistema da rede Hebe Camargo (via Cross) seja feito imediatamente, o que possibilita ao município a ausência de demanda reprimida. É importante ressaltar que, apesar de todos os esforços e buscas ativas para atender todas as demandas da rede Hebe Camargo e das especialidades, o município depende das pactuações com o estado e das vagas disponíveis.

Além dessas conquistas, outras ações foram realizadas ao longo do ano:

• Saúde do trabalhador - quem cuida também precisa de cuidado: dia específico para coleta de exames laboratoriais dos profissionais da Saúde;
  • Saúde do homem: agendamento de exames laboratoriais específicos para homens acima de 40 anos, como o PSA (que ajuda a detectar o câncer de próstata);
  • Saúde da mulher: agendamento de exames preventivos na UBS, ou durante as ações, e a manutenção de 0% da taxa de fila de espera para exames laboratoriais e mamografias.

A Divisão de Saúde e Saneamento e a Prefeitura de Estrela do Norte agradecem imensamente o esforço e o empenho da equipe de agendamento na contribuição à Saúde do nosso município!