Projeto Aconchego prioriza cuidados com gestantes e bebês

 

Publicado em: 06/01/2023 15:36

Whatsapp

 

Projeto Aconchego prioriza cuidados com gestantes e bebês

 

Fotos: UBS

Em 2021, a Divisão de Saúde, por intermédio da enfermeira do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), na época, criou o projeto Mamãe Responsável, Futuro Saudável, com o objetivo de incentivar a participação de gestantes no pré-natal e orientar sobre cuidados com a saúde e prevenção de doenças. As mamães também podiam retirar um kit com itens para o pós-parto.

 

Após estudos e observações da equipe multidisciplinar – gestão, enfermeiras, agentes de Saúde, médica do ESF – o projeto foi reestruturado e passou a se chamar Aconchego. Com a mudança, hoje, as gestantes do município que realizam todo o pré-natal na Unidade Básica de Saúde ou em seguimento particular em conjunto com a UBS, são contempladas com:

 

  • Um kit Gestante & Bebê: uma peça de roupa da estação, uma manta, uma toalha de banho, álcool em gel 70%, sabonete líquido, xampu e sabonete para o bebê, um pacote de fraldas, saboneteira, banheira, algodão, creme para assadura, escova para cabelo e absorvente noturno para a puérpera;
  • Um kit prevenção contra dengue, zika e chikungunya: com repelentes específicos;
  • Um kit prevenção contra covid: com máscaras, álcool em gel 70%, sabonete líquido;
  • Um kit de higienização e saúde bucal: escova dental, creme dental, fio dental.

As gestantes também são convidadas a participarem de um grupo mensal com discussões de assuntos variados, como aleitamento materno exclusivo até os seis meses, direitos da gestante, cuidados no pós-parto, e outros de acordo com a demanda.


A UBS também está de portas abertas para o pré-natal e acolhimento do homem/parceiro, ofertando cuidados e exames importantes para a geração saudável do bebê.

 

Coordenadora do projeto, a enfermeira Amanda Lima ressalta que tudo foi pensado para que as mamães e seus bebês recebam os cuidados e o acolhimento necessários ao seu bem-estar e à sua saúde.

Enfermeira Amanda Lima

 

Gestante, procure a UBS!