Município promove ações em alusão ao Janeiro Branco

 

Publicado em: 11/01/2023 13:12

Whatsapp

 

Município promove ações em alusão ao Janeiro Branco

 

Fotos: UBS

O Janeiro Branco é uma campanha brasileira iniciada em 2014, pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, com o objetivo de despertar a atenção e a reflexão de indivíduos, sociedade, instituições e autoridades, para o tema saúde mental e emocional.

O mês de janeiro foi escolhido por ser o período em que as pessoas mais refletem sobre a vida e determinam resoluções e metas para o novo ano. Ansiedade, desânimo, alteração no humor, problemas de sono, preocupação excessiva, são alguns sinais de que o corpo está precisando de cuidado.

Na primeira semana de 2023, a Divisão de Saúde abordou o tema, primeiramente, com os funcionários da Saúde, em uma demonstração de cuidado com aqueles que cuidam da população. As atividades, realizadas em dois períodos, foram conduzidas pelo terapeuta integrativo e psicanalista Tiago Fortunato, que abordou o autocuidado.

A gestora da Saúde, Denise Toso, observa que “quem cuida também precisa de cuidados”. De acordo com ela, os profissionais de saúde, tanto de órgãos públicos quanto privados, vivenciam rotinas de trabalho emocionalmente fortes e, por isso, também precisam de atenção. Como exemplo, cita a pandemia de covid-19: “Nesse período, além de atenderem às demandas de rotina, os profissionais foram submetidos ao estresse de conviverem diariamente com um vírus até então desconhecido e altamente contagioso, com medo de colocarem seus familiares em risco”. A gestora relembra esse período triste da história e acredita que a empatia e a união entre os membros foram responsáveis pelo sucesso na condução da pandemia.

Dando continuidade à programação, no próximo dia 25 haverá uma programação aberta à população. O local e o horário ainda serão divulgados.