Equipe de saúde bucal realiza ações em alusão ao Dia Mundial da Saúde Bucal

 

Publicado em: 24/03/2023 10:55

Whatsapp

 

Equipe de saúde bucal da ESF realiza ações em alusão ao Dia Mundial da Saúde Bucal

 

Fotos: UBS

No dia 20 de março é comemorado o Dia Mundial da Saúde Bucal, data de extrema importância para reforçar os cuidados com a saúde bucal da população.

De acordo com os Conselhos de Odontologia, a disseminação de informações e orientações de qualidade são as melhores formas de cuidar da saúde bucal da população. Incentivar os bons hábitos diários e visitar regularmente o cirurgião-dentista, são iniciativas que podem resultar em boca e dentes saudáveis e uma saúde integral completa.

Para celebrar a data e reforçar a importância da prevenção, a equipe de saúde bucal da Estratégia Saúde da Família (ESF) realizou, durante a semana, ações com o objetivo de orientar e conscientizar sobre os cuidados necessários para uma higiene bucal eficaz.

Uma delas foi a entrega de kits de higiene bucal com escova dental, fio dental e creme dental aos alunos das escolas das redes municipal e estadual.

A equipe também visitou o Centro de Convivência do Idoso (CCI) para um bate-papo com orientações sobre os cuidados que os idosos devem ter para a manutenção da higiene bucal.

 

Você sabia?

O Dia Mundial da Saúde Bucal foi instituído em 2007 pela Federação Dentária Internacional (FDI) com os objetivos de aumentar a conscientização e incentivar ações para promover a saúde bucal.

De acordo com o Ministério da Saúde (2022), as doenças bucais afetam cerca de 3,5 bilhões de pessoas e costumam estar associadas a outros problemas graves de saúde. Essas doenças causam dor, desconforto, isolamento social, perda de autoconfiança e absenteísmo no trabalho ou na escola.

Uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas na boca e nos dentes. É bom lembrar que essas doenças têm relação direta com o fumo, com o consumo de álcool e com a má alimentação.

 

Dicas essenciais para uma boa saúde bucal, de acordo com o Conselho Federal de Odontologia:

 

  • Escovar bem os dentes e usar o fio dental após cada refeição;
  • Trocar de escova de dentes a cada três meses;
  • Ter uma alimentação saudável, com uso racional do açúcar;
  • Evitar fumo e o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Ir ao dentista regularmente.

 

Prevenir é sempre a melhor opção. Cuide da sua saúde e da saúde de quem você ama!