Saúde intensifica ações contra as arboviroses

Publicado em: 24/03/2023 15:22

Saúde intensifica ações de combate na Semana Estadual de Mobilização contra as Arboviroses

Fotos: UBS

Entre 20 e 25 de março ocorreu a Semana Estadual de Mobilização Contra as Arboviroses – Dengue, Zika e Chikungunya. A iniciativa teve como objetivo intensificar as ações que já vinham sendo realizadas pelos município no estado, além de reforçar a conscientização da população.

No nosso município, a equipe responsável pelo setor de Endemias, os agentes de saúde e a Vigilância Sanitária, intensificaram as visitas, orientações, o controle mecânico – retirada de materiais inservíveis que possam acumular água -, e a nebulização com inseticida.

Entretanto, vale lembrar que a nebulização não é a forma mais eficaz de combater o Aedes aegypti. A medida mais efetiva é a eliminação de possíveis criadouros, observando os quintais e o interior das residências semanalmente, principalmente em épocas de temperaturas altas e chuvas.

A equipe também visitou e orientou alunos e profissionais da Escola Estadual Dr. Moacyr Teixeira, Emef Antônio Padoim, Emei Marcos Aparecido Feitosa, Emei Benedicta de Oliveira Silva, do Projeto Crescer, CCI e da Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.

No dia 23, ocorreu uma passeata com os alunos das redes municipal e estadual de ensino, uma parceria entre a Divisão de Educação e Cultura, a Divisão de Saúde e Saneamento e a Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente. O ato, além de mobilizar e conscientizar os alunos, também desperta a atenção e a reflexão da população.

De acordo com a Divisão de Saúde e Saneamento do município, os casos positivos de dengue na cidade e na região estão aumentando consideravelmente a cada dia. A gestora da Saúde, Maria Denise da Silva Toso, orienta a população a procurar imediatamente o serviço de saúde ao sinal dos seguintes sintomas: febre alta iniciada subitamente, dores musculares, dor de cabeça e mal-estar.

Outras ações do município

Sala de situação da dengue

A gestora enfatiza que o município mantém uma sala de situação da dengue onde as pautas e decisões referentes à doença são discutidas mensalmente, ou, quando necessário, semanalmente.

Arrastões

Outra medida de contenção realizada pela município, os arrastões, também passaram de 4 para 6 durante o ano. Em 2023, para que fosse possível encontrar todos os moradores nas suas residências, a equipe decidiu estender o horário de visitação após as 17h.

Agilização de exames

Desde fevereiro deste ano, a fim de agilizar o diagnóstico, a Unidade Básica de Saúde passou a realizar os exames laboratoriais para a detecção da dengue em três ou cinco dias na semana, sempre de acordo com a demanda. Antes disso, os testes só podiam ser feitos em um dia específico.

Divulgação de boletim atualizado

A Divisão divulga mensalmente o boletim atualizado dos casos. Em março, no entanto, houve um aumento considerável nos números, o que se deve ao congestionamento do sistema desde fevereiro, em consequência ao aumento da demanda em todas as unidades de saúde da região.

A Divisão de Saúde e Saneamento parabeniza a equipe da Saúde que não está medindo esforços para realizar as ações e os atendimentos na Unidade Básica de Saúde.