Município tem semana de atividades em comemoração ao Dia Mundial da Saúde

Publicado em: 05/04/2023 13:22

Município tem semana de atividades em comemoração ao Dia Mundial da Saúde

Fotos: Divisão de Saúde e Saneamento

A Divisão de Saúde e Saneamento promoveu ao longo da semana ações de incentivo à prática de atividade física e de alimentação saudável. A programação é em alusão ao Dia Mundial da Saúde, celebrado todos os anos em 7 de abril.

Confira as atividades:

03/04: Café da tarde saudável e ginástica laboral com colaboradores da Saúde;

04/04: Orientações, aferição da pressão arterial e teste de glicemia capilar nos setores públicos;

05/04: Caminhada, alongamento, jump e café da manhã saudável, em parceria com a Divisão de Esportes, Lazer e Turismo e com o Centro de Referência da Assistência Social (Cras).

Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde foi instituído para marcar a fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948, quando os países se uniram para sua fundação. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a OMS tem como objetivo promover a saúde, manter o mundo seguro e servir aos vulneráveis – para que todos, em todos os lugares, possam atingir o mais alto nível de saúde e bem-estar.

"É uma oportunidade de relembrar os sucessos da saúde pública que melhoraram a qualidade de vida durante as últimas sete décadas. É também uma oportunidade para motivar ações para enfrentar os desafios de saúde de hoje e de amanhã” (OPAS).

Ações e atividades realizadas no município

A Divisão de Saúde e Saneamento realiza durante todo o ano ações de prevenção de doenças e promoção da saúde, visando incentivar a população a manter hábitos benéficos à saúde, como a prática regular de atividades físicas e a inclusão de alimentação saudável no dia a dia.

Em parceria com a Divisão de Esportes, Lazer e Turismo, é oferecido um programa de atividades físicas, de exercícios funcionais, com foco em todas as idades. As atividades são realizadas no Ginásio Municipal de Esportes, às quartas e sextas-feiras, das 8h às 9h. Para participar, basta entrar em contato com a Divisão de Esportes, Lazer e Turismo. O Cras e o Projeto Crescer também oferecem atividades físicas aos assistidos.

Em 2022, a prefeitura municipal inaugurou uma pista de caminhada, localizada no prolongamento da rua João Paulo dos Santos, com objetivo de proporcionar à população um local seguro para a prática da atividade. A pista tem piso tátil, rebaixo de acessibilidade nas guias, bancos e área coberta para descanso. O espaço era uma reivindicação antiga da população.