Prazo para vacinação contra a Brucelose vai até 31 de maio

 

Publicado em: 28/04/2023 13:14

Whatsapp

 

Prazo para vacinação contra a Brucelose vai até 31 de maio

 

Imagem: Reprodução/Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo

Pecuaristas do estado de São Paulo devem vacinar todas as fêmeas bovinas e bubalinas contra a Brucelose, com idade entre três e oito e meses, até 31 de maio. A vacinação é obrigatória, administrada em única dose no decorrer da vida útil do animal.

Já o prazo para a declaração da vacina, realizada no sistema Gestão da Defesa Animal e Vegetal (Gedave), da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), encerra-se em 7 de junho.

A Brucelose bovina se caracteriza por afecções endêmicas, como abortamento no terço final de gestação. A ocorrência da doença deve ser obrigatoriamente notificada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e à Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA).

Para manter e preservar o rebanho, a Defesa Agropecuária tem foco:

  • na vacinação de bovinos com a vacina B19 ou RB51;
  • no abate sanitário ou eutanásia de animais positivados com a doença;
  • na apresentação de atestado negativo durante o trânsito de animais destinados à reprodução, à participação em feiras, exposições, leilões e provas esportivas como rodeios.

A Brucelose causa prejuízos econômicos e depreciação do valor social da propriedade, já que sua incidência diminui a produção de carne e leite, aumenta o intervalo entre partos e causa queda da taxa de natalidade da espécie.

 

Fonte: Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo