5 de Maio - Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos

 

Publicado em: 05/05/2023 08:44

Whatsapp

 

5 de Maio - Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos

 

Foto: Divisão de Saúde e Saneamento

O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, lembrado em 5 de maio, foi criado para alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação. O objetivo é ressaltar os riscos do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios.

A automedicação traz riscos à saúde e, a ingestão de medicamentos de forma inadequada, pode causar reações como dependência, intoxicação e até morte.

De acordo com dados da OMS, mais de 50% de todos os medicamentos no mundo são prescritos, dispensados ou vendidos de forma inadequada, e metade dos pacientes não os utiliza corretamente.

Pesquisadoras da Fiocruz também advertem sobre um outro fenômeno preocupante, também causado pela ingestão inadequada de medicamentos: a resistência microbiana. Em uma pesquisa realizada em 65 países, o Brasil ocupa a 17ª posição em relação ao número de doses de antibióticos consumidas. O uso inadequado desse tipo de medicamento contribui para que seus efeitos sejam ineficazes em situações que sejam realmente necessários.

Daniela Menotti, farmacêutica da UBS

 

Como foi criada a data?

 

A data surgiu a partir de um movimento de estudantes das faculdades de Farmácia do Brasil. A ideia de realizar uma campanha de orientação à população nasceu, pela primeira vez, em Recife, durante a realização do Encontro Nacional dos Estudantes de Farmácia (Enef), em 1997, na Universidade Federal do Pernambuco (UFPE).

Em 1999, foi criada a Anvisa. Também nessa época, estourou o escândalo da “pílula de farinha”, o que preocupou os estudantes, gerando discussões que levaram à criação da campanha. O dia 5 de maio foi escolhido porque, nesse dia, também em 1999, a campanha foi realizada pela primeira vez em todas as regiões do país.

 

O que é e como fazer o uso racional de medicamentos?

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso racional de medicamentos ocorre quando os pacientes recebem medicação para suas condições clínicas em doses e períodos adequados às suas necessidades individuais e ao menor custo para si e para a comunidade. Para isso, é preciso seguir as seguintes orientações:
 

  • Ter a prescrição de um profissional de saúde habilitado;
  • Consumir a medicação na dose recomendada;
  • Tomar a medicação pelo tempo indicado;
  • Ter cuidado com o armazenamento dos medicamentos;
  • Descartar corretamente os medicamentos.

 

Vale lembrar que a Unidade Básica de Saúde (UBS) do município mantém um totem para o descarte consciente de medicamentos vencidos ou que não estão mais sendo usados.

Totem para descarte de medicamentos vencidos e em desuso

 

 

 

Fontes:

http://www.crfsp.org.br/

https://portal.fiocruz.br/

https://bvsms.saude.gov.br/

https://vidasaudavel.einstein.br/