Jovens dispensados do serviço militar realizam o compromisso à bandeira

Publicado em: 23/05/2023 11:34

Jovens dispensados do serviço militar realizam o compromisso à bandeira

Ocorreu na última sexta-feira (19), no gabinete do prefeito, Paço Municipal, o cerimonial de compromisso à bandeira dos jovens estrelenses dispensados do serviço militar. Quatro jovens participaram da cerimônia.

A dispensa ocorre quando o município não é tributável, ou seja, não há Tiro de Guerra. O jovem que tenha interesse em exercer o serviço militar será encaminhado ao município tributável mais próximo e submetido a um processo de seleção.

Compromisso à bandeira

Aqueles dispensados do serviço militar devem realizar o ato de compromisso à bandeira, momento em que firma o compromisso com a pátria, colocando-se à disposição caso seja solicitado.

A cerimônia é realizada pela secretária de Junta de Serviço Militar – no município, a secretária é a Cassiana Feitoza - e inclui a execução do Hino Nacional Brasileiro, leitura da ata, juramento e o recebimento do certificado de dispensa assinado pelo tenente responsável.

Geralmente é realizada individualmente, pois, frequentemente, os jovens apenas procuram a Junta quando a apresentação do documento é solicitada para admissão em empregos ou matrículas em universidades. Aqueles que não comparecem, são convocados novamente em uma nova data.

Na cerimônia realizada no dia 19, esteve presente o vereador Guilherme Palma.

O alistamento

Todo cidadão do sexo masculino, ao completar 18 anos, deverá procurar a Junta Militar do seu município para se alistar e receber seu certificado de dispensa.

O jovem que procura a junta até 30 de junho, paga somente a taxa de expedição do certificado. Após essa data, além da taxa de R$ 5,76, é submetido ao pagamento de multa, também no valor de R$ 5,76. No entanto, esse valor pode aumentar de acordo com o tempo para a realização do alistamento.

A Junta de Serviço Militar do município funciona na Prefeitura Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Veja a galeria de imagens da cerimônia: