Paratleta estrelense conquista três medalhas de ouro no Jeesp

Publicado em: 16/06/2023 08:34

Paratleta estrelense conquista três medalhas de ouro no Jeesp

Fotos: Cedidas

O paratleta Gabriel Henrique Lira Cano (14), aluno do 9º ano da Escola Estadual Dr. Moacyr Teixeira, de Estrela do Norte, conquistou três medalhas de ouro na paranatação dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (Jeesp), no início deste mês.

Gabriel faz parte da equipe da Associação Paradesportiva do Oeste Paulista (Apop) e, desde 2021, quando foi diagnosticado com a Síndrome de Bardet-Biedl, que tem como uma das principais características a distrofia retiniana e a perda progressiva da visão, passou a frequentar as aulas na Apop.

O adolescente passou a se destacar na equipe e logo chamou a atenção dos professores. No Jeesp deste ano, conquistou ouro nas modalidades 50 m livres, 100 m livres e 100 m costas na categoria sub-14.

Desde que começou a competir, Gabriel já subiu ao pódio de campeão quatro vezes e, hoje, acumula sete medalhas na trajetória.

O paratleta conta que, quando conquista uma medalha, “sente as pernas tremerem e fica muito feliz”.

Segundo a diretora da Divisão de Educação e Cultura, Eliana Carla Toso Betim, “a prefeitura apoia, incentiva e mantém parceria com as instituições que favorecem e integram educação e esporte, com a finalidade do desenvolvimento integral dos alunos”.

Felicitamos o Gabriel pelas conquistas e pela superação!

Jeesp

De acordo com a Secretaria de Esporte do Estado de São Paulo, o Jeesp tem como objetivo “promover por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio entre os estudantes das Unidades Escolares de Ensino Fundamental e Médio das Redes Pública Estadual, Pública Municipal e Particular, além das Escolas Técnicas Estaduais e Federais em todo o Estado”.

Também visa a descoberta de novos talentos esportivos para integrar a Delegação do Estado de São Paulo para as Paralimpíadas Escolares – Etapa Nacional, para os Jogos Escolares Brasileiros – JEB’s (CBDE) e Jogos da Juventude (COB), além de “contribuir para a educação integral e desenvolvimento de competências e habilidades, baseado nos fundamentos pedagógicos definidos pela BNCC (Base Nacional Curricular Comum)”.