DIVISÃO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - AS AULAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM MEIO À PANDEMIA COVID-19

Publicado em: 19/05/2020 22:29

DIVISÃO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ESTRELA DO NORTE - A REDE DE ENSINO MUNICIPAL SE MOBILIZA PARA ADAPTAR AS AULAS E ACESSO AOS ALUNOS EM MEIO À PANDEMIA COVID-19

A pandemia que a Sars-Cov-2 (Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2), ou em português: Síndrome Respiratória Aguda Grave do Coronavírus 2, ou ainda COVID-19, tem causado em todo o mundo é de precedentes incalculáveis, um desafio para toda a humanidade, algo que tem feito com que autoridades de todos os setores busquem formas e meios para se adaptarem ao que é possível na direção de amenizar ao máximo as dificuldades ou impossibilidades inevitáveis que uma crise dessa magnitude causa.

No setor da Educação não é diferente. Diante da falta de acesso às unidades escolares, em virtude do isolamento social necessário, o que fazer para que o conteúdo curricular programado chegue até aos alunos?

À vista da imprecisão ou previsão de que a pandemia da COVID-19 se estenda por tempo indeterminado, as Redes de Ensino, sejam estas regulares, públicas ou privadas, federais, estaduais ou municipais, encontraram nos canais de comunicação virtual a forma possível para que os docentes viabilizem as aulas aos discentes, permitindo assim o contato entre rede de ensino e aluno, de modo que o aprendizado neste período seja menos afetado.

Entretanto, por tratar-se de uma plataforma de ensino diferente da habitual, tem sido desafiador e novidade tanto para alunos quanto para professores, como também é necessário admitir que o acesso às plataformas não é possível a 100% dos alunos.

Ainda assim, este meio de aprendizagem é o que se mostrou o mais viável diante da necessidade de dar continuidade às aulas, mesmo com os seus entraves.

A Divisão Municipal de Educação de Estrela do Norte, em acordo com este sistema decidiu que as aulas da Rede Municipal de Ensino retornassem em 27/04/2020 por meios remotos através de trabalhos pedagógicos em home office via plataformas digitais com grupos de turmas de alunos e professores no Whatsapp e outros meios tecnológicos.

Assim, é de suma importância que aqueles pais ou responsáveis cujos filhos ainda não estão sendo atendidos por qualquer motivo, procurem a Unidade Escolar na qual o aluno se encontra matriculado para que o atendimento escolar possa ser viabilizado, pois em virtude da falta de alguns números de telefones ou celulares de alguns pais e/ou responsáveis na base de dados das unidades escolares, está havendo uma certa dificuldade em contatar a todos.

Desta forma, a Rede Municipal de Ensino de Estrela do Norte objetiva passar por essa crise juntamente com a comunidade estrelense da maneira menos prejudicial possível para a aprendizagem dos alunos.